Estas é uma das áreas de TI que eu mais gosto e vou começar com algumas coisas bem legais de redes umas ferramentas simples e eficazes.
Vamos começar com o PING este é o mais comum e o mais usado, para termos uma rede de computadores do modo mais simples precisamos de IP em pelo menos 2 hosts pertencendo a mesma rede, a partir dai podemos começar a fazer teste para ver se temos uma comunicação entre estes hosts e é ai que entra o PING onde enviamos um pacote de ICMP que vai até o outro host e volta, bom ele deveria voltar. Quando temos uma resposta temos um PING completo podemos ter o tempo que este pacote levou para ir e voltar e se enviarmos uma sequencia de pacotes de ICMP podemos fazer uma analise se estamos tendo uma comunicação estavel se está variando muito o tempo de PING e se ele está muito alto deixando lenta a comunicação ou se até mesmo estamos perdendo pacotes.
Muito bem este é o PING agora se temos varias redes se conectando por vários roteadores, neste caso podemos precisar entender por qual caminho nossos pacotes de comunicação estão passando neste momento entra o Traceroute, em sistemas baseados em Windows temos o equivalente tracert , ele vai mostrar na tela quantos saltos tem entre origem e destinos isto não quer dizer que o caminho de ida é o mesmo da volta mais podemos ter uma ideia por ente este pacote está passado e onde ele pode estar se perdendo. Sem duvida é uma mão na roda bem grande porem isto pode melhorar.
Ai que entra o MTR meu preferido uma mistura de PING com Traceroute um sonho de consumo.
Como instalar:
Linux – em ambientes Linux é fácil use o seu gerenciador de pacotes compatível com sua distribuição e o nome do pacote mtr, pronto só sair usando.
Já para os do ambiente Apple é um pouquinho mais complicado, você vai precisar do Home Brew já instalado e ai seguir os seguintes passos:
1 – Instalar o MTR
brew install mtr
2 – Criar um a variável
sudo vim /usr/local/bin/mtr
#!/bin/bash
PATH=$PATH:/usr/local/sbin sudo /usr/local/Cellar/mtr/0.94/sbin/mtr "$@"
sudo chmod 775 /usr/local/bin/mtr
Primeiro criamos o arquivo e colocamos o código dentro depois damos permissão. Lembre de altear para averssão que vai ser instalada pelo brew.
Para ambientes Windows é fácil também, basta baixar o executável e fazer o processo padrão Windows.
O que eu mais gosto nesta ferramenta é o fato dele me fazer uma Traceroute + um PING e de quebra ele vai contabilizando todos os dados em tempo real, ele ainda possibilita personalizar os parâmetros que imprima na tela.
Muito bacana não é mesmo, sugiro que instale ele em seu computador e faça alguns testes pois eu acredito que vai te ajudar bastante.
5 5.x 8 CentOS CentOS 8 CentOS Stream CentOS Stream 8 Configurar controle de banda controle de trafego Controller dca eletrica equalizaçao estrutura de ganho Fluir htb imaginação Instalação iptables Kernel Kernel 5 Kernel Linux Kernle 5.x Let's Encrypt Limites Linux nginx Open ouvido humano priorização de IP priorização de pacotes priorização de sites RHEL8 Rocky LInux Rocky Linux 8 rtmp Source stunnel TC Tudo Ubiquiti UniFi vca Vindo